Quando a pressão é considerada alta e representa risco?

ago 24, 2023

A pressão é considerada alta e pode apresentar risco a saúde, principalmente ao coração, quando o valor de referência para pessoas adultas ultrapassa o valor considerado normal que é de até 13.5 por 8.5 (135mmHg/85mmHg). Portanto, entende-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg/90mmHg).

Confira a tabela abaixo:

Medidas que devem ser consideradas na aferição da pressão.
*Fonte: Cartilha do Coração, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC.

A pressão é medida por aparelhos que detectam o movimento do fluxo sanguíneo entre a contração e relaxamento do coração, identificando a força do bombeamento do sangue nas artérias.

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados de pressão que o sangue exerce nas artérias. Quanto maior a pressão, maior o esforço que o coração precisa fazer para distribuir o sangue pelo corpo. Como consequência, a hipertensão leva a hipertrofia e posteriormente dilata o coração, além de danificar as artérias.

Essa doença geralmente é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas, a não ser em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada podem surgir alguns sinais. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.

Quando não tratada, a hipertensão acaba comprometendo o coração e o sistema circulatório. Por isso, ela é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurismas e insuficiências renal e cardíaca.

Causas da hipertensão

Entre as causas mais relevantes para o desenvolvimento da hipertensão está a predisposição genética, embora outros fatores como estilo de vida devem ser levados em conta como:

  • Sedentarismo;
  • Condições constantes de estresse;
  • Ansiedade;
  • Má alimentação e consumo de alimentos com muito sódio;
  • Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas;
  • Obesidade.

Prevenção e controle

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. O tratamento pode ser não farmacológico isoladamente ou associado ao farmacológico. Esse tratamento será melhor avaliado e indicado pelo cardiologista. O mesmo poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação rica em frutas, verduras e hortaliças frescas, que são boas fontes de potássio, e a limitação no consumo de produtos processados (que possuem um alto teor de sódio), ajudam no controle da hipertensão.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos, isso quando o médico avaliar que é o melhor plano terapêutico.

Dr. Elvis Presley Vilas Boas

CRM-TO 2243 | RQE 997

Não escovar os dentes aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Não escovar os dentes aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Você já parou para pensar que escovar os dentes não é só sobre ter um sorriso bonito? Novas pesquisas mostram que isso também está relacionado com a saúde do coração. Vamos explorar essa conexão e entender como cuidar dos dentes vai muito além da estética, sendo crucial para o bem-estar geral.

×