Infarto, hipertensão, insuficiência cardíaca e derrame são responsáveis pela morte de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no planeta. Especialistas dizem que a saída para reduzir e até mesmo combater os casos desse tipo de doença está em uma única atitude: a prevenção.
As causas de doenças cardíacas e vasculares se devem ao grande acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, que, consequentemente, podem levar a ocorrência de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outros problemas.
O estilo de vida se destaca como fator predominante no que diz respeito ao desenvolvimento de uma doença cardiovascular. As pessoas vivem em uma rotina totalmente voltada ao sedentarismo; alimentação rica em gordura, sal e sódio; consumo excessivo de bebidas, como também tabagismo; comportamentos totalmente prejudiciais à saúde.
Algumas ações podem ajudar na prevenção, como a busca por um estilo de vida saudável e o acompanhamento médico anual. A cardiologista do Centro Cardiocenter de Palmas, Drª Érica de Souza, pontua sobre a importância da prevenção. “Prevenção é tudo nas doenças do coração. Fatores de risco como hipertensão arterial, colesterol alto, tabagismo, obesidade, falta de atividade física, álcool em excesso, antecedentes familiares, todos esses fatores podem resultar no infarto”, comenta.
Além de prevenir, é importante que cada pessoa mantenha a periodicidade de exames, especialmente se ela se encontra dentro dos fatores de risco das doenças cardiovasculares.