Para prevenir um ataque cardíaco é essencial entender os sinais que podem indicar algum problema no coração. O conhecimento prévio auxilia na prevenção e facilita no diagnóstico, fazendo com que o tratamento tenha maior eficácia.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 17,7 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares.
Como a prevenção é sempre o melhor remédio, aCardiocenter listou algumas situações que podem ajudar na prevenção.
Para prevenção:
1. Hereditariedade: para quem têm familiares com problemas de coração, é necessário fazer exames regulares;
2. Atividade física regular: a atividade física é uma importante aliada para manter a saúde do coração. Vai muito além da estética e auxilia no combate de diferentes doenças;
3. Alimentação equilibrada: alimentação auxilia não só no tratamento, mas na prevenção de inúmeras doenças cardíacas. A reeducação alimentar é uma ação essencial para qualidade de vida;
4. Não fumar: parar de fumar é o ideal para evitar os problemas cardíacos mas, caso o paciente insista nesse hábito é necessário diminuir a quantidade de cigarros, até conseguir deixar o vício completamente.
Com essas medidas preventivas as chances de evitar problemas cardíacos aumentam consideravelmente. Sua saúde vale muito, não deixe de se cuidar.