Para ter uma maior disposição na hora da prática de exercícios e para queimar calorias de forma mais rápida e eficaz, muitas pessoas ingerem suplementos alimentares, como os chamados “termogênicos”. Mas quais são os reais efeitos colaterais dos “termogênicos” para o coração?
Especialistas alertam para o fato de a principal característica dos termogênicos ser a de provocar o aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo. Desta maneira, o organismo, ao tentar diminuir o calor, gasta mais energia e, como consequência, pode haver aceleração dos batimentos cardíacos, pressão alta, insônia, perda total de apetite, irritação e tremor.
Por isso, a recomendação é intensificar a frequência dos exercícios físicos, contando sempre com orientação profissional. Alguns alimentos como gengibre, chá verde e canela são termogênicos naturais e podem ser utilizados com moderação.
A receita saudável para a perda de peso e recomendada por variados especialistas, entre eles o próprio cardiologista, continua sendo a mesma: intensificar a prática de exercícios físicos e fazer uso de uma alimentação balanceada mantendo assim, o peso e a saúde em dia.