Da mesma forma, como nos adultos e nas pessoas com mais idade, o estilo de vida e os hábitos alimentares também estão relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares em crianças, exceto nos casos de cardiopatia congênita (malformação na estrutura do coração existente desde a formação do feto).
Para entender como a saúde do coração pode ser afetada na infância e quais as formas de prevenção e cuidado desde o início da vida, preparei este conteúdo.
Cuidados com o coração devem começar ainda na infância
Acompanhamento médico
Fazer um acompanhamento com um cardiopediatra anualmente é fundamental para prevenir as doenças do coração. Em crianças obesas, hipertensas ou que praticam algum esporte, o check-up cardiológico é ainda mais indicado, especialmente para evitar possíveis complicações futuras.
Alimentação saudável
Ao nascer e até os seis primeiros meses de vida, o leite materno é capaz de fornecer todos os nutrientes que o bebê precisa, sem a necessidade de alimentação complementar.
Depois deste período, novos alimentos podem ser incrementados ao cardápio infantil. O importante aqui é optar por alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras e carnes.
Ao longo de toda a infância é importante formar um paladar mais saudável, sem excessos de açúcar e sal. No caso do sal, o consumo exagerado leva ao aparecimento de hipertensão arterial, também na infância, fator de risco de doenças cardiovasculares.
Prática de esportes
Falamos sobre obesidade e sedentarismo como agravantes para o desenvolvimento de doenças do coração na infância. Por isso, é preciso ficar atento aos hábitos e ao estilo de vida das crianças.
Passar horas em frente à televisão, computador ou tablet não é recomendado. Crianças precisam e devem brincar, mexer o corpo, estimular os sentidos e perceber a vida pelas experiências de toque, olfato, paladar.
Estimular a prática de esportes, de duas a três vezes por semana, respeitando, é claro, o desejo da criança e suas preferências, é outra forma de prevenir as doenças do coração nessa fase.
Lembre-se! A prevenção dos fatores de risco é a melhor maneira de evitar doenças cardiovasculares nas crianças durante a primeira infância. Além disso, o acompanhamento do Médico Cardiologista regularmente, desde o início da vida, é importante para a detecção precoce de condições que possam comprometer o coração.
—
Dra. Carolina Rady Nardini Dirceu
CRMTO 3186 | RQE 2046 e 2064