63 3219.8787
coordenacao@cardiocenterto.com.br
Segunda a Sexta
08h às 18h

Álcool em excesso pode causar problemas cardíacos

Postado em: 12/02/2019

Compartilhar

 

O consumo excessivo de álcool pode ocasionar efeitos adversos ao coração. Uma das disfunções cardíacas desencadeadas pelo uso exagerado de álcool éa cardiomiopatia, doença que torna o músculo cardíaco fraco. A cardiomiopatia alcoólica caracteriza-se por dilatação das câmaras cardíacas e redução da contratilidade dos ventrículos. Ou seja, a contratilidade do músculo cardíaco deve ser uniforme, ou seja, todas as partes (segmentos) do coração devem se contrair simetricamente e quase simultaneamente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), além das mudanças psicológicas, o consumo crônico do álcool pode levar a alterações dos padrões funcionais de órgãos vitais como o aparelho digestivo, o fígado e o coração.

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), mostra que o abuso do álcool pode aumentar o risco de infarto e outros problemas cardíacos até mesmo em pessoas que não têm um histórico familiar de doenças cardíacas ou outros fatores de risco conhecidos.

Ainda de acordo com a pesquisa, depois de levar em conta fatores de risco estabelecidos para doenças do coração, como cigarro, obesidade e diabetes, o abuso do álcool foi associado com um aumento de 40% do risco de infarto.

A orientação dos especialistas é evitar a bebida alcóolica em excesso e ficar atento aossintomas de doenças do coração tai como cansaço, suores noturnos, palpitações e tontura. Além disso, procure um cardiologista regularmente.

ONDE ESTAMOS

Q. 501 Sul, Rua NS A, Lote 12, Conjunto 02 - Plano Diretor Sul,
Cep.: 77.016-008
Palmas/TO

CENTRAL DE ATENDIMENTO

63 3219.8787 coordenacao@cardiocenterto.com.br
© 2019 CARDIOCENTER . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.